Quanto do orçamento deve ser gasto com moradia?

Que alegria ter o nosso cantinho, não é? Mas comprar um imóvel é um investimento bem alto e deve ser bem planejado. Então nesses casos o aluguel de um imóvel pode ser perfeito para você.

Claro que, mesmo para alugar um imóvel, você deve estipular um valor máximo mensal, que não irá comprometer seu orçamento e te deixar em apuros. 

Qual o valor ideal de aluguel?

Esse é tema muito pessoal, afinal cada um tem sua renda, certo? Mas quando falamos de planejamento financeiro domiciliar existe uma porcentagem de comprometimento com o aluguel, que é considerado ideal pelos especialistas do assunto: 30%. 

Além desse valor mensal, você deve considerar o prazo total do seu contrato e que estará comprometido com ele durante esse período. 

Pode parecer difícil achar um aluguel que se encaixe dentro da sua renda, afinal os custos de locação estão cada vez maiores. Porém com alguns cuidados é possível achar um imóvel bom, que caiba no seu bolso. Veja:

Saiba quanto pode pagar

Como falamos, quando você aluga um imóvel está se comprometendo a longo prazo com esse valor de prestação mensal. Então faça as contas antes de iniciar a procura, saiba quanto pode disponibilizar mensalmente com o aluguel e não se esqueça de somar, ainda, custos com condomínio e impostos. 

Fuja dos bairros da moda

Muitas vezes buscamos um imóvel novo por comodidade, para ficarmos mais perto do trabalho, da escola dos nossos filhos ou até mesmo da agitação do centro da cidade. Mas, nesses casos, devemos levar em consideração que imóveis em bairros agitados, além de mais disputados podem ter um preço bem mais salgado. 

Nesses casos você deve colocar as contas na ponta do lápis e descobrir se, a comodidade de morar perto do seu trabalho, por exemplo, vai te ajudar a economizar um valor com transporte que justifique a mudança e não ultrapasse o valor estipulado. 

Divida as despesas

Encontrou o imóvel dos seus sonhos, mas ele não cabe no seu bolso? Divida as despesas. Consiga um colega de quarto, de confiança, que vá te ajudar e dividir os custos do aluguel e as demais contas com você. 

Pode parecer estranho a princípio, mas dessa maneira você irá economizar e ainda conseguirá morar onde deseja sem comprometer seu orçamento. 

Use a tecnologia a seu favor

Antes de sair procurando às cegas por imobiliárias e imóveis, lembre-se que aqui no Zigoo Imóveis você encontra todas as opções disponíveis. Ao buscar online você consegue determinar o valor mínimo e máximo que deseja pagar, te ajudando a não fugir do orçamento. 

Além disso, com as fotos dos imóveis é possível ter uma ideia geral do imóvel, quantidade de cômodos, dormitórios e até dar uma primeira avaliada no estado de conservação dele. 

Mas aqui vai uma dica de ouro: sempre visite o imóvel pessoalmente antes de fechar negócio.

Faça vistoria

Esse é uma dica que, mesmo que não te ajude a economizar no custo do aluguel, pode te livrar de muitas dores de cabeça. Não deixe de vistoriar o imóvel, vazio, antes de entrar nele e quando sair. Faça, juntamente com o locatário ou representante da imobiliária, uma lista de problemas que o imóvel tenha, como rachaduras e infiltrações. 

Outros itens que entram na vistoria: lâmpadas, chuveiros, espelhos de tomada, pinturas das paredes, portas e janelas.

Conheça todo o processo

Outra dica que, provavelmente, não vá te ajudar muito com os custos mas tenha certeza que vai te poupar muito trabalho: conheça a lei do inquilinato.

É normal que o locatário defina algumas garantias de pagamento, como depósito caução, fiador e seguro fiança. Todas essas opções estão listadas, de forma bem explicada, na lei, porém veja abaixo um resumo.

  • Depósito caução: nesse método o locador faz um depósito que pode ser de até 3 vezes o valor do aluguel, em uma conta. Valor que será devolvido ao fim do contrato de forma integral, caso não haja manutenção a ser feita na casa;
  • Fiador: esse método é um pouco mais burocrático, pois envolve uma terceira pessoa. O fiador, a partir da assinatura do contrato, fica responsável por arcar com as despesas do imóvel caso o locador não consiga. Por ter essa obrigação financeira, normalmente é pedido ao fiador os mesmo documentos pedidos ao locador, além de possuir um imóvel quitado em seu nome;
  • Seguro fiança: esse é um serviço oferecido pelas seguradoras. Quando o locador opta pelo seguro fiança, paga um valor mensal à empresa que deve custear as despesas, caso o locador deixar de pagar o aluguel. Pode não ser tão vantajoso para o locador, pois não terá o retorno do dinheiro ao fim do contrato.

Importante dizer que, independente do método escolhido, ele deve estar devidamente descrito no seu contrato de locação, inclusive o valor e o número da conta que será feito o depósito (em casos de depósito caução).

Documentos necessários

Além de ter 18 anos na data de assinatura do contrato, os documentos necessário para alugar um imóvel são:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência atual;

Caso você seja casado, deve apresentar, também, os documentos do seu cônjuge. 

E para finalizar

Escolher uma casa nova para morar pode e deve ser um momento de alegria. As dicas que passamos, com certeza, te ajudarão a tornar esse momento mais descomplicado e a curtir a busca pelo seu próximo lar.

Além disso, começar uma vida nova tendo a certeza que conseguirá arcar com todas as despesas no fim do mês, não tem preço, não é?

Gostou das nossas dicas? Tem algo para acrescentar ou alguma história divertida para nos contar? Fale conosco nos comentários, vamos adorar. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.