Consórcio ou financiamento – Qual a melhor opção para comprar uma casa?

Sabemos que a opção mais barata para comprar um imóvel é pagar à vista e pedir um desconto. Mas como não é todo mundo que consegue fazer a compra assim, pagando de uma tacada só, as alternativas são entrar em um consórcio ou financiamento.

Para que você escolha a melhor opção para comprar a sua casa, realizamos este blog com algumas explicações, assim como as vantagens e desvantagens do consórcio ou do financiamento, vamos lá?

O que é o financiamento imobiliário? No financiamento, o banco empresta o dinheiro e o comprador paga juros em troca. Se o crédito for aprovado e ele tiver um valor para dar uma entrada, o imóvel pode ser comprado logo de cara. Mas, o perfil de bom ou mau pagador interfere nas condições do financiamento. Para quem está com o nome sujo, é muito mais difícil ou mais caro conseguir boas taxas para financiar um bem.

Vantagens do financiamento imobiliário:

·       Prazos mais longos de até 35 anos;

·       Taxas baixas, especialmente tempos de Selic na mínima histórica;

·       É possível contratar uma parcela que caiba no orçamento;

·       Indicado para quem quer receber o bem de imediato.

Desvantagens do financiamento imobiliário:

·       Endividamento de longo prazo;

·       Exige valor mínimo de entrada (pelo menos 20% do valor do bem);

·       Juros que tornam o bem mais caro ao final do prazo;

·       Condições exigidas pelo credor, como abertura de conta etc.;

·       CET – Custo Efetivo Total – com tarifas e taxas extras;

Dica: é preciso ficar muito atento antes de contratar um financiamento. Muitos cobram tarifas e exigem algum tipo de contrapartida do cliente, como abertura de conta, contração de cartão de crédito, transferência de salário etc.

Já no consórcio de imóveis, é diferente. O consórcio junta um grupo de pessoas, como em um condomínio, e cada um paga uma parcela mensal. Todo mês esse dinheiro é somado e transformado em uma carta de crédito, que é sorteada. Quem ganhar o sorteio recebe o valor em mãos para comprar o imóvel.

Vantagens do consórcio de imóveis:

·       Parcelas menores e valor total mais baixo;

·       Não se trata, de cara, de uma dívida;

·       Há possibilidade de desistência e dinheiro de volta (com descontos/multas);

·       Possibilidade de parcelas mais baixas no início e mais altas somente após contemplação;

·       Não exige valor de entrada;

·       Não tem taxa de juros;

·       Indicado para quem tem pouco autocontrole na hora de guardar dinheiro.

Desvantagens do consórcio de imóveis:

·       Não há garantias de quando vai receber a carta de crédito, depende da sorte;

·       Tem taxas altas que poderiam ser substituídas por investimentos se o investidor tiver disciplina de guardar o dinheiro para comprar à vista;

·       Taxas/multas por desistência;

·       Após contemplação, torna-se uma dívida e pode alienar (tomar) o bem como garantir contra inadimplentes;

·       Prazos tendem a ser menores que no financiamento.

Uma das principais diferenças entre os dois é que, com o consórcio, você pode demorar mais para ter o imóvel. Já o financiamento é uma dívida que garante acesso praticamente imediato.

Dica: Você sabia que o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – dos trabalhadores assalariados com carteira assinada (regime CLT) pode ser usado na compra de um imóvel, tanto por meio de financiamento quanto de consórcio?

E, como a compra do imóvel para muitos é o maior investimento feito ao longo de toda a vida, a decisão entre uma opção e outra não é nada fácil e deve ser feita com muita atenção.

Em “O Grande Debate – Investimentos” da CNN, você pode ouvir a advogada e especialista em financiamento imobiliário, Daniele Akamine e Márcio Kogut, fundador e CEO da fintech de consórcio digital Mycon que debatem o tema “Consórcio ou financiamento?”.

Em todo caso, o melhor a fazer é usar simulações de financiamento e consórcio para saber se a diferença entre os dois é muito grande. Vale lembrar que, assim como no financiamento, o consórcio imobiliário também conta com seguro contra morte ou invalidez, como forma de não prejudicar o grupo de compradores no caso de um infortúnio de algum membro.

A pergunta mais importante desse processo é: qual seria a melhor forma de pagamento: consórcio ou financiamento?

E a resposta para essa dúvida que pertencem a muitas pessoas que desejam iniciar o processo de compra, varia de acordo com as possibilidades de cada pessoa. 

Esperamos que essas reflexões possam ajudá-lo em sua decisão. Com a Zigoo Imóveis ajudamos você a simular o financiamento mais adequado para adquirir o seu imóvel do sonho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.