Qual a melhor maneira de comprar um imóvel?

Ter um lar para chamar de seu deve ser o maior sonho dos brasileiros. Seja para sair do aluguel ou para deixar a casa dos pais, comprar um imóvel é um dos objetivos principais de grande parte da população. 

O problema, porém, é que esse processo envolve um grande investimento e consequentemente muitas preocupações e dúvidas. Mas fique calmo, vamos te passar X dicas para comprar seu imóvel com tranquilidade. 

O que você precisa saber antes de comprar seu imóvel?

Com um investimento desse valor não dá para apenas sair comprando, certo? É preciso um certo planejamento, inclusive antes mesmo de começar sua procura pela casa ideal. 

Alguns pontos que você precisa analisar:

Escolha o tipo de imóvel

Para essa etapa é fundamental que você tenha em mente alguns pontos:

  • Segurança: Ter uma casa segura é prioridade, certo? Então é importante considerar alguns detalhes do seu dia a dia para tomar essa decisão. 
  • Custo-benefício: Outro ponto fundamental a se considerar é o que o imóvel te oferece x quanto ele custa. Por exemplo, um apartamento, o valor do condomínio pode ser alto, mas em contrapartida tem mais segurança, tem piscina e área de playground para crianças. 
  • Preço: Saber o quanto você está disposto a gastar é primordial. 
  • Localização: este ítem da nossa lista está diretamente ligado ao preço. A localização de um imóvel pode influenciar em vários quesitos financeiros de seu dono, além do seu preço propriamente dito. Um ímovel em uma área nobre, por exemplo, além de preço elevado, terá um custo de vida diferenciado de um outro que seja em um bairro afastado. O transporte também deve ser levado em consideração. Custo com combustíveis para deslocamento pode aumentar muito o orçamento de alguém que não esteja preparado para isso. 

Defina como irá pagá-lo

Mesmo que você tenha o dinheiro para fazer um pagamento a vista, o que, sejamos honestos, não é a realidade da grande maioria dos brasileiros, essa é uma parte do planejamento que não deve ser ignorada. 

Além de como, você deve definir o quanto, está disposto a desembolsar no seu sonho. Se optar por fazer um financiamento para completar o valor do seu imóvel, deve escolher um banco que tenha as melhores taxas e juros, por isso planejar com calma a compra do seu imóvel é indispensável. 

Procure sempre o banco que você já tenha relacionamento, tire suas dúvidas sobre financiamento de imóveis, pergunte se eles têm alguma condição especial para correntistas. Entenda todos os benefícios com seu gerente.

Mas não se prenda a ele. Pesquise bastante sobre o assunto e busque outras opções.

Para garantir que você tenha o crédito aprovado para a compra do seu imóvel, você pode solicitar uma simulação do valor com o banco. Dessa forma você já tem uma base do valor das parcelas, além de ter a certeza de estar apta a tomar aquele empréstimo. 

O que fazer na hora de procurar o imóvel ideal?

Após a forma de pagamento e o tipo de imóvel que está procurando, chega o momento tão esperado, sair em busca do seu lar dos sonhos. 

Escolha com paciência

Existe um ditado popular que diz “tudo vai dar errado antes de dar certo”. Bom nesse processo podem existir diversos empecilhos que te farão querer desistir, ou comprar o primeiro que você viu. Respire fundo, conte até 10 e não tome nenhuma decisão precipitada. 

Uma decisão importante que com certeza irá te ajudar muito é ter uma imobiliária ou corretor de confiança para te auxiliar durante toda a jornada. Além de te indicarem o melhor negócio para o que você está procurando, eles já tem bastante experiência em todo o processo, podendo sanar muitas das suas dúvidas. 

Considere todas as suas despesas

Planejamento financeiro é o ponto principal para assumir uma dívida tão alta e longa quanto a compra de um imóvel. 

Considere todos os custos e saiba qual sua receita. Ficar com dívidas além da sua capacidade pode afetar muito sua vida. 

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser usado para abater dívidas de compras de imóveis. Você pode usá-lo para somar ao valor de entrada do seu financiamento, e diminuir o valor das parcelas, por exemplo. 

Conheça todas as despesas com o imóvel

Muitas pessoas acham que o custo de comprar uma casa é apenas referente ao custo efetivo da compra. Mas a verdade é que existem outros gastos embutidos nessa transação, veja:

  • ITBI (imposto sobre transmissão de bens imóveis): a alíquota é variável por município;
  • Custos de cartório;
  • Custos de financiamento: avaliação do imóvel, análise jurídica da documentação entre outros;
  • Gastos de infraestrutura: lâmpadas, chuveiros, torneiras são alguns dos itens que podem não vir com a compra do imóvel, apesar de terem um custo baixo, é um valor inesperado, certo?

Todos esses gastos somados podem representar cerca de 4% do valor total do imóvel.

Pode pechinchar que faz bem

Encontrou o imóvel perfeito, mas eles está levemente acima do preço? Converse com os vendedores. Negociar o valor de um imóvel não é vergonha nenhuma. Não se sinta mal por isso, afinal é um investimento de uma vida toda que será feito, e qualquer desconto será válido.

Bom, essa não é uma decisão que pode ser tomada do dia para a noite, com certeza. Pense com calma, avalie todas as questões levantadas nesse post, e conte com a Zigoo Imóveis para te ajudar a realizar esse sonho da casa própria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.