Onde morar? – Saiba como escolher o bairro certo para você.

A escolha do bairro onde você vai morar é uma das partes mais importantes dos processos de mudança. O lugar onde se mora tem influência direta sobre a qualidade de vida e é importante analisar criteriosamente cada uma das opções antes de investir na compra ou locação de um imóvel.

Esses critérios devem ser definidos antes mesmo de a busca começar, e o passo seguinte é elencar possíveis residenciais que cumpram suas expectativas e necessidades. 

Feito isso, é colocar tudo na ponta do lápis e decidir racionalmente qual será a região escolhida. Essa não é uma decisão que deve ser feita de forma leviana, sobretudo se você for comprar a casa. Dependendo da escolha pode se tornar difícil ter algum retorno sobre esse investimento no futuro.

E para tornar esse processo um pouco mais fácil, preparamos um rápido manual de tudo o que você precisa fazer para escolher o bairro perfeito. Continue lendo!

Defina os seus deslocamentos mais frequentes

Lembra que dissemos acima que a escolha do bairro afeta a qualidade de vida? Aqui está a prova. Os deslocamentos são grande parte da nossa rotina e quanto mais rápidos e confortáveis forem, melhor será o nosso dia a dia. Por isso, na hora de escolher a região onde vai morar, o fator deslocamento deve ter grande peso na balança.

Principalmente em grandes cidades, o deslocamento entre os pontos que você precisa estar diariamente pode ser muito estressante. Transporte público lotado e trânsito podem acabar facilmente com o bom humor matutino de qualquer pessoa.

Por isso, tenha em mente como esses deslocamentos são feitos, frequência em que eles acontecem e se podem ou não ser alterados. Com base nisso, vai ser mais fácil entender qual é o bairro que mais se encaixa na sua logística do dia a dia.

Valorize os centros comerciais

O deslocamento é uma parte muito importante da decisão, e sendo assim, o mais inteligente é preferir bairros que não sejam tão afastados da região ou central ou que atendam necessidades básicas como supermercados, hospital, farmácia e escolas, se você tiver filhos.

São facilidades que acabam sendo necessárias em nossa rotina e ter que se deslocar – mais uma vez – para atendê-las pode acabar sendo frustrante.

Observe a infraestrutura

Por infraestrutura queremos dizer as condições em que o bairro se encontra, ou seja, a iluminação das ruas, pavimentação das vias públicas, oferta de transporte público e claro, a distância de outras partes importantes da cidade.

Para entender a importância que a localização tem, pegue como exemplo uma entrevista de emprego. Você se arrumou a tempo mas os ônibus demoram uma eternidade, tenta pedir um carro por aplicativo e não consegue por não ter motoristas parceiros por perto. Com isso, você perde a vaga sem nem ao menos ter tido a oportunidade de concorrer realmente. 

Outro ponto importante é a existência de parques ou de áreas verdes ao redor. Isso vai servir não só para o seu lazer mas também para a qualidade do ar que você respira. Como dissemos, o lugar onde moramos afeta de forma direta a nossa vida e a nossa rotina. 

E a vizinhança…

O sonho da casa própria pode se tornar um pesadelo se a sua vizinhança não for agradável. Cá entre nós, vizinhos ruins podem significar um transtorno incontornável e por isso é importante conhecê-los antes de decidir se mudar. Caminhe na rua, converse com as pessoas e crie uma primeira interação para conseguir entender como pode ser a sua vida morando naquela região.

É claro que o conceito de uma “boa vizinhança” pode mudar de pessoa para pessoa e nesse caso, as suas preferências devem ser levadas em consideração. O bairro onde você mora precisa estar alinhado ao seu estilo de vida.

Não abra mão da segurança

A segurança deve ser o item com maior peso na balança da sua decisão. Prefira locais bem iluminados, com câmeras de segurança públicas ou particulares e que contem com patrulhamento policial recorrente.

Visite o lugar em diferentes horários

A sua vivência naquele local será diária e conhecer quais são as características do bairro em horários diferentes pode ser a última peça do quebra cabeça na sua decisão. Faça visitas durante o dia, à noite ou até de madrugada para estudar o estilo de vida daquele lugar e só então bata o martelo da mudança.

Se você leu esse pequeno manual até aqui, já sabe o que fazer para escolher o bairro perfeito. Sendo assim, a decisão está literalmente em suas mãos, mas a Zigoo pode te ajudar. Conheça o nosso site e receba as melhores ofertas de locação ou compra na sua região sem precisar passar horas pesquisando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.