Vai visitar um imóvel? – Saiba o que vistoriar

O processo de se mudar é sempre árduo, isso porque antes de entrar no imóvel você precisa realizar algumas tarefas. Uma delas, por exemplo, é a vistoria do apartamento ou casa. Isso garante que as chaves cheguem até a sua mão com tudo funcionando corretamente. Pensando nisso, separamos alguns pontos que precisam da sua atenção no momento da vistoria.

Vamos lá?

Por que a vistoria é tão importante?

Quando se está procurando o imóvel ideal para você e para a sua família, existe a possibilidade de se preparar com um imóvel problemático, diferente do descrito nas negociações. A vistoria garante que tudo esteja nos conformes e ajuda a evitar problemas futuros.

Trata-se de uma verificação minuciosa que precisa ser feita na casa ou apartamento, independente de o imóvel ser comprado ou alugado, para documentar as condições em que ele se encontra. Dessa forma, você se protege de defeitos estruturais e inconsistências na documentação.

Essa verificação deve ser feita pela imobiliária, mas você pode e deve participar. Preste atenção no sistema hidráulico, no sistema elétrico, nos acabamentos, nas esquadrias e na documentação. Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles individualmente?

Sistema Hidráulico

Nessa parte da vistoria, você precisa verificar todas as torneiras e confirmar se os chuveiros e descargas estão funcionando direito. Além disso, é sempre bom examinar o dos ralos, verificar se a água escorre para eles ou fica empoçada em alguma região já que, em tese, ele deve ir para o esgoto sem dificuldades.  

Sistema elétrico

Já na parte elétrica da imóvel, você vai precisar verificar se existem fios expostos e se todos os interruptores funcionam corretamente, assim como as tomadas e a distribuição delas. Preste atenção também  no quadro de distribuição de energia e nos disjuntores, confirme se estão funcionando como devem. 

Mais uma coisa, pergunte ao corretor ou ao proprietário se há fio terra no imóvel, ele é essencial para evitar danos no caso de sobrecarga elétrica.

Acabamentos

O acabamento, dependendo da idade do imóvel, pode ser o setor que mais tem problemas. Nessa etapa da vistoria você precisa ficar atento às rachaduras nas paredes e também no estado em que se encontram os pisos e azulejos, eles não podem ter rachaduras ou variações na tonalidade. No chão, verifique se existem peças soltas, riscos, manchas ou outras grandes imperfeições.

Uma boa dica para relevar esses defeitos é cutucar, levemente, com a ponta de um cabo de vassoura. Isso vai denunciar as regiões em que a argamassa não foi bem distribuída, deixando claro pelo som que há um espaço oco embaixo do piso.

Esquadrias

Aqui você precisa verificar as condições das portas e janelas, ou seja, a qualidade da pintura e da fixação das peças de vidro. O movimento de abrir e fechar precisa ser suave, sem rangidos, barulhos ou dificuldades. Preste atenção também nos trincos das maçanetas e nas chaves.

Documentação

Essa parte da vistoria é mais importante para quem vai comprar um imóvel. Nela, você precisa confirmar a situação do imóvel no cartório para saber se está tudo devidamente registrado. Solicite certidões negativas e verifique as pendências que podem te causar dificuldades no processo de compra.

Ventilação

Pergunte sobre o sistema de ventilação e entrada de sol do imóvel. Dessa forma você consegue saber mais sobre possíveis episódios de bolor ou mofo, e tomar as providências para evitar que aconteçam. Essas informações devem ser cedidas pelo proprietário ou pela própria imobiliária.

Lembrando que todos esses apontamentos podem ser revistos junto ao proprietário e que vocês podem combinar  a manutenção antes de você entrar no imóvel. Ou então, você pode assumir essa tarefa e descontar os valores da mensalidade ou do aluguel. Afinal de contas, combinado não sai caro.

E, para encontrar esse imóvel perfeito, você pode contar com a Zigoo Imóveis. Conheça o nosso site e tenha acesso às melhores ofertas da sua região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.