É possível alugar um Imóvel com Nome sujo?

Essa é uma dúvida muito recorrente, e quem nunca teve o nome negativado que atire a primeira pedra, não é? Ter o nome sujo na praça acontece devido aos mais diversos motivos, um pequeno deslize na sua vida financeira pode acarretar consequências em diversas outras áreas e algumas atividades, como locar um imóvel, podem ficar indisponíveis por um tempo.

O grande problema é que encontrar um lugar para morar é algo urgente na maioria das vezes e nem sempre você pode esperar até regularizar o seu nome para locar uma casa. Por esse motivo, existem algumas alternativas para as quais você pode correr quando esse tipo de coisa acontece.

Fiador

Ter um fiador é a forma de garantia locatícia mais usada pelos brasileiros e funciona de maneira bastante simples. Se você por acaso estiver negativado, pode pedir a outra pessoa que dê seu nome como garantia de que o proprietário vai receber o pagamento do aluguel todo mês.

Esse fiador vai precisar ter bens quitados em seu nome, além de comprovar renda que possa cobrir o valor do aluguel em pelo menos um mês. Mesmo não sendo ele a ter o compromisso de pagar pelo espaço, ele é que será a garantia do proprietário, por isso precisa ser alguém em quem você confia bastante.

Fiador Digital 

O fiador digital funciona de modo parecido com a seguradora digital, que você vai conferir logo abaixo. Como exemplo, podemos citar uma plataforma parceira da Zigoo, a AluguelCred, que conecta o inquilino interessado a um parceiro que possa disponibilizar crédito para quem quer alugar um imóvel  sem precisar de um fiador propriamente dito.

Em nosso site você encontra essa opção quando está procurando um imóvel. Basta clicar em “alugar sem fiador” que será redirecionado ao site parceiro.

Caução 

O caução é outra forma de seguro bastante utilizada no Brasil. Ele equivale ao adiantamento de alguns meses de aluguel que servem como garantia ao proprietário de que ele não ficará no prejuízo. Muitas vezes você não consegue limpar o seu nome, mas tem algumas reservas guardadas. Essa é a hora de utilizá-las.

O número de meses a serem pagos devem ser definidos pelo dono do imóvel, mas não podem passar de 3 , segundo a lei. Após o término do contrato, se ficar decidido por ambas as partes que não haverá prorrogação, o valor deve ser devolvido ao locatário de forma integral.

Seguro Fiança

É algo que vem se popularizando nos últimos anos e que pode ser usado se nada do que foi dito até agora funcionar. Trata-se de um seguro para cobrir as despesas de aluguel sem fiador ou outro tipo de garantia. A logística é a mesma de uma seguradora de veículos, você paga um determinado valor por ano, que pode ser parcelado, e em troca eles te auxiliam em caso de imprevistos.

Se por acaso o seguro não for aprovado , você ainda pode recorrer a um título de capitalização ao assinar o contrato. Se você pagar o aluguel em dia, recebe o valor do título com correção. Do contrário, o locador poderá resgatar o valor para cobrir a sua dívida com ele.

Tente outra pessoa

Caso nenhuma das alternativas acima dê certo, você ainda tem a opção de tentar fazer o contrato em nome de outra pessoa desde que ela more na casa também, e claro, seja maior de idade e com o nome liberado para crédito. Não é a mesma coisa que um fiador, é muito importante lembrar.

Caso ele não vá morar na casa, pode transferir o título de locatário para você, mas vai precisar comprovar uma renda de até seis vezes o valor do aluguel. Tudo para que o dono do imóvel tenha total segurança, visto que ele pode ser o mais prejudicado caso o acordo não seja honrado.

Mantenha o nome limpo

Todos sabem que imprevistos acontecem, mas procure manter seu nome limpo e sua vida financeira organizada. Isso pode te poupar de muita dor de cabeça. Ah, e falando em manter o nome limpo, você pode sempre tentar negociar a sua dívida e voltar à imobiliária, já que por lei, seu nome deve ser retirado da lista de credores em até cinco dias após o pagamento do acordo.

Aqui na Zigoo Imóveis, você conta com toda a facilidade de passar por esse processo sem precisar passar por burocracias. Trabalhamos levando os melhores imóveis, com os menores preços. Acesse o nosso site!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.